Providência e Santa Catalina são pequenas ilhas caribenhas que muita gente sequer ouviu falar, embora tenham muito a oferecer. Elas pertencem à Colômbia e, com San Andrés, a principal ilha da região, formam o arquipélago de San Andrés, Providência e Santa Catalina, locais com um mar incrível e águas cristalinas para nenhum amante da natureza botar defeito.

É comum entre os turistas que visitam San Andrés, um destino já consolidado, esticar a viagem até Providência, que oferece uma experiência completamente diferente da ilha-sede do departamento. Comparações são inevitáveis: em San Andrés o turismo é forte, a população é grande e o trânsito de motos é intenso; já Providência, também chamada de Old Providence, caminha na direção oposta – são apenas 5 mil habitantes, que vivem num ritmo pacato, que permite aos turistas desfrutarem de toda a tranquilidade que as férias merecem.

Providência tem cerca de 17km² e está ligada a Santa Catalina (que tem 1km²) através da Ponte dos Namorados. Ambas as ilhas estão rodeadas por uma barreira de corais de 20km que, segundo dizem os moradores, é a terceira maior do mundo. As ilhas e suas ilhotas são ideais para praticar mergulho, relaxar ou simplesmente curtir o clima amistoso de um lugar que não tem pressa em ver o ponteiro do relógio girar.

providencia e santa catarinaO barato de Providência e suas adjacências é poder relaxar nas praias sem ser assediado e desfrutar da paisagem bucólica que só um lugar isolado é capaz de proporcionar. Para conhecer o que essas ilhas têm de melhor, não deixe de alugar uma moto ou carrinho de golfe e ir à praia de Manzanillo e Água Dulce. Inclua no roteiro, também, uma caminhada por Santa Catalina (que é recomendada para snorkeling) e faça um passeio de barco, com parada para mergulho em Cayo Cangrejo, um local tão espetacular que é impossível não soltar uma exclamação ao conhecer seu mirante.

Se San Andrés está nos seus planos de viagem, abra um espaço na agenda para visitar Providência, uma ilha acessível, com pessoas simpáticas e natureza exuberante.